terça-feira, 7 de maio de 2013

Youtube pode passar a cobrar os usuários que queiram se inscrever em certos canais

De acordo com jornal norte-americano Financial Times, o Youtube vai anunciar ainda esta semana que passará a cobrar os usuários que queiram se inscrever em certos canais. A ideia é financiar a produção de conteúdo e garantir que a plataforma tenha uma outra opção de gerar receita.
Uma fonte anônima disse ao jornal que, na fase inicial, serão apenas 50 canais com assinaturas no valor de U$ 1,99 (R$ 4) por mês e eles partem do princípio que com isso os youtubers poderão produzir conteúdos diferentes que funcionaria como programação de TV.
Segundo o FT, a publicidade no Youtube e outros site de vídeo aumentou rapidamente, mas ainda assim continua sendo apenas uma fração dos orçamentos de televisão. Porém, as estimativas é que em 2013 a publicidade em vídeo digital vai saltar de U$ 2.93 bilhões para U$ 4.14 bilhões e mesmo assim é só 2.4% de todos os gastos com publicidade.
Eles dizem também que a publicidade do Youtube aumentará de U$ 1,3 bilhão em 2012 para U$ 2 bilhões este ano e que a sua receita pode ultrapassar $ 15 bilhões “nos próximos anos”. Tá bom pra você?
O Youtube não confirma e também não nega que está em busca de uma nova forma de rentabilizar: “Neste momento não temos nada a anunciar, mas estamos procurando criar uma plataforma de inscrição que poderia trazer mais conteúdo para o YouTube, assim os usuários podem desfrutar [do conteúdo] e também oferecer aos nossos criadores uma outra forma de gerar receitas”, disse um porta-voz.